Um toque de prevenção e uma dose de informação contra o câncer de mama

O mês mais colorido do ano chegou com dois avisos importantíssimos: falta pouco para 2021 acabar, mas sempre é tempo de cuidar da sua saúde. A campanha Outubro Rosa alerta para uma ameaça comum a todas as mulheres e o Protetor Saúde vai esclarecer os principais pontos sobre o assunto. Além disso, no final do texto, você poderá preencher uma avaliação para descobrir o grau de risco/nível de atenção que precisa ter em relação à doença. 

O câncer de mama é o segundo tipo mais comum no Brasil, perdendo apenas para o câncer de pele, e, infelizmente, é o que mais causa mortes em mulheres. Entretanto, descobrir a doença não significa uma sentença de morte. O diagnóstico precoce aumenta muito as chances de cura e 1 em cada 3 casos de câncer pode ser resolvido se for descoberto logo no início. Pensando nisso, o Protetor Saúde respondeu as principais perguntas sobre o Outubro Rosa. 

Como reduzir o risco de câncer de mama? 

  • Manutenção do peso corporal adequado; 
  • Prática de atividade físicas; 
  • Redução do consumo de bebidas alcoólicas; 
  • Amamentação, quando for o caso. 

 

Quais são os principais sinais e sintomas da doença? 

  • Caroço (nódulo) endurecido, fixo e geralmente indolor. Ele está presente em mais de 90% dos casos; 
  • Alterações no bico do peito (mamilo); 
  • Pequenos nódulos na região embaixo dos braços (axilas) ou no pescoço; 
  • Saída espontânea de líquido de um dos mamilos; 
  • Pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja. 

Importante: é fundamental investigar qualquer caroço na mama em mulheres com mais de 50 anos.  

 

O que fazer para perceber os primeiros sinais? 

Conhecer o próprio corpo é um conselho que independe até mesmo da idade. Todas as mulheres devem se tocar, saber o que é e o que não é normal, principalmente em suas mamas. Por isso, olhe, palpe e sinta seu corpo no dia a dia para reconhecer alterações suspeitas. Caso perceba algo persistente, procure um especialista. 

 

Além do autoconhecimento, as mulheres devem fazer algum exame de rotina? 

A resposta é sim. A mamografia de rastreamento é indicada para mulheres de 50 a 69 anos com um intervalo de dois anos. O exame é útil para identificar o câncer antes dos primeiros sintomas. Já a mamografia de diagnóstico poderá ser recomendada pelo médico em qualquer idade.  

 

Qual é a sugestão para as mulheres com risco elevado? 

Recomendamos que conversem com um especialista a fim de traçar uma avaliação do risco e a conduta a ser seguida. 

 

O Outubro Rosa surgiu para “quebrar” alguns mitos sobre o câncer de mama. Mais do que isso, a campanha chama a atenção das pessoas para o autocuidado. Com o Protetor Saúde, você, mulher, consegue enriquecer sua rotina com hábitos saudáveis, informações, alimentação adequada e ainda pode acessar nossos especialistas 24h. 

Utilizando a telemedicina, você fala com um clínico geral sem perder tempo e com toda a segurança. É possível receber receitas de medicamentos no seu celular, atestados ou requisições de exames. Se precisar fazer uma consulta presencial ou exame, nós agendamos e garantimos preços especiais. 

Faça uma avaliação gratuita para descobrir qual é o seu risco em desenvolver o câncer de mama.  

A verificação é feita por meio de diversas perguntas específicas, que auxiliam na possível identificação. A ferramenta possui um algoritmo que calcula a suscetibilidade de acordo com os fatores de risco que o paciente apresentar. 

 

Fonte: Cartilha “Câncer de mama: vamos falar sobre isso?”, do Ministério da Saúde e do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA)