Autoconhecimento é um bom caminho para superar o isolamento social.

A Pandemia da Covid-19, que nos levou ao estado de quarentena no Brasil, há 3 meses, suscitou diversos questionamentos na população. Cada cabeça é um mundo, logo, cada um reage de forma diferente à nova realidade imposta pela doença e cada um foi atingido, inclusive na prática, pelas mudanças às quais o mundo foi e será submetido. 

As incertezas em relação ao futuro, por exemplo, sempre existiram. O ser humano nunca pôde se prender a garantias, mas tudo parecia um pouco mais certo antes do vírus ganhar força e rodar o mundo. Fomos privados do convívio social, de prazeres simples como sentar numa mesa de bar e brindar ao que quer que fosse. Nos foi imposto um desafio: o de, no meio de tanta provação e novidade, conviver com o medo, a solidão, a tristeza e com nós mesmos.

De maneira geral, toda uma geração está lidando com uma realidade jamais vivida e muito menos esperada. Mas, somos seres humanos diferentes em nossa essência e essa realidade, por mais que possa parecer, não é nada única. São diversas realidades apresentadas, na verdade, já que cada consciência traz uma bagagem e uma abordagem a situações adversas.

Sejamos práticos e diretos: teve gente que perdeu o emprego na quarentena e teve gente que teve a demanda de trabalho dobrada; tem gente isolada com a família numa casa no litoral e tem quem está cumprindo o isolamento num quarto e sala sozinho; e por aí vai. Os cenários são distintos, até demais, e refletem diretamente na Saúde Mental de cada um de nós.

As emoções negativas às quais alguns estão sendo apresentados, para muitos, já é uma realidade constante, antes e apesar de qualquer pandemia. Saber entendê-las e enfrentá-las é onde está o "segredo" e, vale dizer, as lições são - ou deveriam ser - para a vida toda. Emoções são básicas e universais, importantes, inclusive, para nossa sobrevivência. Parar um pouco para estudá-las, mais do que nunca, tem sido essencial. O ser humano se adapta à crise, mas nem todos têm o mesmo background.

Não negar esses sentimentos, mesmo que assustadores às vezes, é o primeiro passo. Existe sempre uma explicação para eles estarem ali, rondando nossos pensamentos e decisões. Fale sobre eles, não os ignore. Se abra com amigos, familiares e, inclusive, busque ajuda profissional. Diversas linhas da Psicologia e da Psicanálise são verdadeiros caminhos para uma vida mais consciente. Atualmente, diversos profissionais e entidades têm oferecido atendimento gratuito online. Aproveite para conhecer, caso não tenha familiaridade com as diversas linhas.

Existe um momento, claro, para se aprofundar no que nos persegue. Mas, o ser humano precisa buscar e se entregar, ainda mais em tempos tão incertos, a pequenos prazeres. Escreva e exercite sua criatividade. Já pensou em arriscar uma rima e transformar o pensamento numa poesia? A meditação é outra distração muito bem-vinda, porque relaxa, faz bem ao corpo, à mente e nos traz uma consciência de nós mesmos que pode ser esclarecedora. É hora de tentar de tudo. Uma hora a gente se acha e pode criar hobbies saudáveis, inclusive, para o "novo normal", como desenhar e cozinhar.

O caminho para superar os próximos dias, que não serão como antes, é o auto-conhecimento. Saber até onde se consegue ir, o que te aflige, o que te impede de seguir, sem medo e sem tabus. Somos uma caixinha de surpresas e a base que todos acreditávamos ter está sendo colocada à prova. É o momento de nos fortalecermos, o que começa por entender nossas fraquezas, o que nos deixa ansiosos e inquietos. Este é o primeiro passo para sair mais forte dessa grande aula nas quais fomos forçados a nos matricular, sem medo e vergonha do que possamos encontrar no caminho. Somos humanos!